Gerenciamento de Processo de Negócio
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDO
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO
FICHAMENTO
Moany Chirlei Araújo de Vasconcelos
Currais Novos - RN
2014
BPM Para Todos: História sobre Gestão e A Nova Caixa de Ferramentas (PP 31 – 131) capítulos 1 e 2.
DE BRITTO, Gart Capote. BPM Para Todos: Uma Visão Geral, Abrangente, Objetiva e Esclarecida sobre Gerenciamento de Processos de Negócio. 1. Ed. _ Rio de Janeiro: Gart Capote, 2012.
O trabalho do autor trata-se da melhoria da capacidade competitiva da organização através de uma ferramenta de TI, o BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio), onde relata exemplos para melhor entendimento do leitor e apresenta a história dessa ferramenta.
O autor relata que nossa vida diária nada mais é que o resultado da soma de inúmeros processos, ou seja, que é uma série de ações, ou passos, que são realizados para alcançar determinados objetivos; e que BPM é a mudança de mentalidade necessária a toda e qualquer organização, com ou sem fins lucrativos, de iniciativa pública ou privada, que reconhece que seus processos são a chave pra um bom planejamento.
Para iniciar um processo é necessário receber insumos, onde são chamados de “Entrada” (Input). Com essas entradas definidas, o processo pode ser realizado e produzir um resultado. Logo, ao resultado do trabalho dá-se o nome de “Saída” (Output).
Dentre alguns elementos que compõe os processos, a obra cita o objetivo, evento, participante, dono do processo e stalkeholders.
Objetivo: razão verdadeira para realização do trabalho;
Evento: acontecimento que pode iniciar a execução de um processo, mudar o caminho, e concluir um processo através de uma ação provocada;
Participante: elemento encarregado pela realização das atividades e tarefas descritas no processo;
Dono do processo: elemento