REFLEXO SOMÁTICO
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA
DOCENTE: MARIA DO CARMO CARVALHO MARTINS
CURSO: FARMÁCIA
REFLEXOS SOMÁTICOS
ACADÊMICOS:
BRUNA RIBEIRO FRANÇA
GUSTAVO AGUIAR DE SOUSA
FLORIANO, 11 DE SETEMBRO 2013
REFLEXOS SOMÁTICOS
Reflexo é a forma mais simples de mecanismo neural que produz movimentos automáticos e involuntários no homem e no animal, através de uma resposta relacionada ao estímulo externo, sem intervenção direta do psiquismo e sem agir sobre ele. A resposta será dada em consequência da excitação dos efetores inervados pelas vias efetoras reflexas. Os reflexos podem ser classificados em duas classes de acordo com seus efeitos: os somáticos, que respondem através de músculos esqueléticos, agindo sobre o meio ambiente externo do organismo; e os viscerais, que respondem através de músculos liso, cardíaco ou glândulas, agindo sobre o meio ambiente interno do organismo.
Para que ocorra o reflexo, surge o arco reflexo que é constituído de: receptor, via aferente, centro de integração ou centro reflexo, via eferente e efetor.
O receptor é a estrutura que apresenta a capacidade de responder de maneira seletiva a estímulos originados no ambiente e que apresentam forma de energia não elétrica. Cada um responde especificamente a uma forma de energia não elétrica dentro de uma faixa de intensidade fisiológica, produzindo uma variação de potencial elétrico que vai agir como estímulo no axônio, formando a via aferente reflexa.
A via que recebe o estímulo e conduz até o sistema nervoso central chama-se via aferente que é formada pelo axônio do neurônio sensorial de primeira ordem, derivado do neurônio bipolar embrionário. O neurônio sensorial situa-se próximo ao S.N. C e apresenta corpo celular com forma esferoide, sem qualquer expansão dendrítica ou contato sináptico. Preso ao corpo celular por um pequeno pedículo existe um prolongamento único que se estende desde a periferia, até