Gerenciamento de estoque
1 – CONCIENTIZAÇÃO:
Entenda que o estoque é o cofre da empresa. Se for mal gerenciado, pode causar prejuízos e alterar todo o fluxo do caixa. A grande maioria dos problemas encontrados nos estoques têm origem no descaso dos empresários por esse departamento.
2 – ENVOLVIMENTO:
O gerenciamento do estoque deve envolver também os departamentos de compras, de vendas e financeiro da empresa. A manutenção de estoques é cara e este gerenciamento irá permitir que o capital investido seja minimizado.
3 – CONHECIMENTO:
Estude muito sobre o assunto. Conceitos como os de curva ABC, Lead time, estoque mínimo, ponto de pedido, tempo de reposição e lote econômico de compra irão lhe auxiliar nas tomadas de decisão dentro do estoque.
4 – ORGANIZAÇÃO:
Mantenha a área do estoque limpa e organizada. Há uma tendência nas empresas em utilizar o estoque para guarda de todo tipo de utensílios e materiais descartados pelos outros departamentos da empresa, diminuindo espaços e dificultando o trabalho.
5 – SOFTWARE:
A escolha de um programa adequado irá depender do seu tipo de negócio, tamanho de sua empresa, necessidades específicas e o grau de informatização desejado. Existem softwares adequados para todo tipo de operação, mas TODOS precisam ser alimentados.
6 – PREVISÃO:
Conheça o histórico de vendas da empresa para os vários períodos do ano. A partir disso você poderá prever o estoque mínimo (estoque de segurança) para cada item e também o volume de compras necessárias para atender as expectativas de demanda em cada período.
7 – ACESSO:
Nem todos os funcionários da sua empresa podem ter acesso ao estoque. Quanto menor o número de pessoas com acesso, melhor para o negócio. Assim evitam-se extravios de mercadorias, danificação de materiais e mal acondicionamento, diminuindo as chances de perder produtos sem necessidade.
8 – PROCESSOS:
Os principais processos no estoque