Embalagens
O papel da embalagem sob o ponto de vista sustentável
Pensar e entender esse cenário é de extrema importância. Além dos atributos esperados a embalagem deve seguir o conceito dos 3 r’s (reduzir, reutilizar e reciclar).
Em um mercado onde muitos tipos de produtos a decisão de compra se dá no ponto de venda, a embalagem tem como papel fundamental, posicionar, diferenciar e inovar, alem é claro de informar, proteger e facilitar o seu transporte e armazenamento.
Na era da sustentabilidade o papel da embalagem vai alem da estética e do uso racional de matéria prima e de processo. Sua responsabilidade está em todo o ciclo da cadeia onde o reutilizar e o reciclar deve fazer parte do processo de criação da embalagem.
Já existe uma preocupação com o tema, a ABRE – Associação Brasileira de Embalagens, organizou um encontro em março desse ano. Um dos assuntos abordado foi a importância da industria em examinar todo o ciclo de vida do produto para propor alterações no projeto de forma a minimizar o impacto ambiental, desde sua fabricação até seu descarte.
O desenvolvimento do produto pode integrar a preocupação com o meio ambiente em cada etapa do seu ciclo de vida, de forma a reduzir os impactos gerados.
Isso tudo só faz sentido se houver um engajamento do consumidor que deve ter maior grau de consciência em relação ao consumo. Um estudo promovido pelo Instituto Akatu, mostra que o consumidor esta analisando melhor o impacto ambiental dos produtos que consomem e como eles são produzidos.
Mesmo com tanto apelo o Brasil hoje recicla apenas 11% de seu lixo (embalagens + detritos) cinco vezes menos que os países desenvolvidos. Alem disso ainda existem empresas greenwashing que possuem aparência sustentável, mas que não incorporam valores ambientais.
O caminho do desenvolvimento de produtos e embalagens sustentáveis é longo, mas já foi dado o