GERENCIAMENTO DE CLIENTES
A importância da gestão de relacionamento com o cliente
Com a competitividade crescente no mercado, independente do porte da empresa ou setor atuante, empresários identificaram a necessidade de buscar recursos e ferramentas que colaborassem com a melhoria do atendimento ao público. Majoritariamente, organizações são movidas por vendas, sejam essas de produtos ou serviços. Assim, a atividade comercial se torna um dos setores mais importantes para seu sucesso e requer que seus procedimentos e processos sejam executados com sincronismo para que seja obtido um ótimo desempenho.
O Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema de informação em forma de estratégia criado para gerar interação com o consumidor, clientes e potenciais clientes. O CRM utiliza recursos da tecnologia para organizar, automatizar e sincronizar planos de negócio, mantendo o foco em encontrar e atrair novos clientes, fidelizar os atuais e recuperar os antigos.
Hoje, diante de uma filosofia de negócio centrada no cliente, é impossível não pensar nas redes sociais. Falando de um mundo no qual mais de 1,5 bilhão de pessoas estão conectadas, o Social CRM (uma “mutação” do CRM tradicional) caracteriza a sintonia através da qual pessoas e empresas colocam-se “cara a cara”, gerando contatos mais frequentes e diretos. Porém, com esse tipo de interação, empresas não mais lideram relacionamentos e passam simplesmente a influenciá-la.
Bons resultados também são possíveis quando são bem aproveitadas as oportunidades das redes sociais. Através delas é possível direcionar sua comunicação tendo por base informações angariadas acerca de seu público. Quando realizado de forma constante, esse trabalho se torna extremamente útil na tomada de decisões estratégicas.
Para ter sucesso, empresas precisam identificar e entender necessidades do consumidor a fim de conquistar o desejo do público e formar clientes. Em outras palavras, o CRM se tornou uma