Gerenciamento da comunicação
A comunicação é um elemento primordial das boas práticas de gestão, a qual todos os administradores devem estar atentos, pois esta faz parte de todas as atividades da organização.
No universo do gerenciamento de projetos, o cenário não é diferente quando se trata de comunicação, fazendo com que os gerentes de projetos dediquem grande parte da sua atenção ao gerenciamento da comunicação do projeto. O gerente de projetos é o líder responsável pela comunicação com todas as partes interessadas.
O fator comunicação está presente em todas as etapas e ações de qualquer projeto, podendo-se dizer que constitui a alma de qualquer gerenciamento de projetos, ela é apontada como um fator determinante para o sucesso ou fracasso de um projeto, onde o escopo, o prazo, o custo e a qualidade, sempre foram considerados fatores críticos para o sucesso. Sabendo que a comunicação deficiente é uma das principais causas de conflitos, cabe ao gerente projetar um plano nesse sentido que conduza o projeto a um resultado bem sucedido.
Os cinco processos do gerenciamento da comunicação.
Identificar as partes interessadas: Consiste na identificação, mapeamento e descrição dos stakeholders.
Planejar as comunicações: Aqui temos a identificação das informações que os interessados necessitam ao longo do projeto, assim como quem são eles, quais os seus níveis de interesse e necessidades específicas no projeto.
Distribuir informações: Consiste na disponibilização das informações aos interessados.
Reportar desempenho: É o relato do desempenho do projeto por meio da coleta e disseminação de informações.
Gerenciar as expectativas das partes interessadas: Administração da comunicação que visa à satisfação das necessidades dos stakeholders.
Problemas atribuídos à falta de comunicação nos projetos
80% dos gerentes enfrentam prazos e recursos incompatíveis com a realidade.
74% dos empresários gastam mais do que o previsto no orçamento.
82% dos