Gerenciamento da cadeia de suprimentos
DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
CRIANDO REDES QUE AGREGAM VALOR
AUTOR: MARTIN CHRISTOPHER
Logística é o processo de gerenciamento estratégico da compra, do transporte e da armazenagem de matéria primas, partes e produtos acabados, por parte da organização e de seus canais de markentig de tal modo que a lucratividade atual e futura sejam maximizadas com o menor custo associado.
A definição do gerenciamento da cadeia de suprimentos adotada neste livro é a seguinte:
A gestão das relações a montante e a jusante com fornecedores e clientes, para entregar mais valor ao cliente, a um custo menor para a cadeia de suprimentos como um todo.
A rede de suprimentos é uma rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente em regime de cooperação mútua, para controlar gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias primas e informação dos fornecedores para clientes finais. MARTIN CHISTOPHER.
RESUMO:
LOGÍSTICA, CADEIA DE SUPRIMENTOS E ESTRATÉGIA COMPETITIVA Os princípios da estratégia competitiva e, entre eles, os vetores da orientação estratégica: a liderança em custos e a diferenciação. Os gestores são estimulados a enxergar além da curva de experiência e da ligação entre custos relativos e participação no mercado. Também são encorajados a desenvolver estratégias logísticas e estratégia para a cadeia de suprimentos que explorem varias oportunidades latentes para aumentar eficiência e produtividade , proporcionando assim avanços significativos nos serviços ao cliente .Essas oportunidades podem incluir esforços para melhor utilização da capacidade ,redução de estoque e/ou melhorias no serviços mediante uma cooperação mais próxima com os fornecedores . Por trás de qualquer exemplo duradouro de diferenciação por meio de excelência de serviço está a evidência de uma bem elaborada estratégia de gerenciamento da logística da entrega do serviço.
Empresas verticalmente integrada continuam sendo desmembradas,