Gerenciamento da cadeia de suprimentos
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS – RESENHA CRÍTICA
Por: Giancarlo Costa Di Credico
Alagoinhas, Agosto de 2010
INTRODUÇÃO
Este estudo visa identificar a correlação entre os dois primeiros capítulos do caderno de estudos: A evolução do papel e da importância da logística; e O moderno papel da logística. Com os artigos: Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – conceitos e desafios na implementação. Autoria de Jouliana Jordan Nohara e Claudia Rosa Acevedo; e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – Novas Formas de Organização na Cadeia da Carne Bovina no Rio Grande do Sul. Autoria de Gabriela Cardozo Ferreira e Antonio Domingos Padula. O objetivo do presente trabalho é destacar o processo de evolução da Logística até seu conceito mais recente, por meio da análise dos artigos que abordam estudos de casos práticos. E evidenciar o importante papel da Logística no mundo contemporâneo.
DESENVOLVIMENTO
1. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – conceitos e desafios na implementação.
O advento do gerenciamento da cadeia de suprimentos está ligado historicamente ao estudo do campo da logística e por essa razão era tido, por alguns estudiosos, como uma das etapas de desenvolvimento da logística integrada.
Em 1963 foram formadas as primeiras organizações sobre os estudos da logística. O ano de 1964 foi marcado pelo aparecimento do primeiro texto importante em logística e logo em 1969 o conceito de logística integrada, fundamentado na visão sistêmica de empresa e da necessária integração interfuncional, aparecendo como mais relevante do que o conceito de distribuição. Em 1970 o Council of Logistics Management (CLM), que é a maior organização profissional da logística, conceitua seu campo de estudos como: “ Logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenamento de