Gerencia de produto
1. Produto
1.1. Introdução
Os eletrodomésticos estão presentes na esmagadora maioria de residências Brasileiras. Dentro dessa categoria os refrigeradores se destacam devido à sua essencialidade dentro de uma residência. Contudo, há um nicho de consumidores que não buscam somente os atributos comuns de um produto. Estamos falando do mercado de consumo de produtos de luxo que movimentou cerca de 18,5 bilhões de reais em 2011. Esses consumidores buscam sobretudo a exclusividade e tradição em seus artigos.
Com isso, propomos o lançamento de um produto inovador; um refrigerador com TV embutida. Hoje em dia é cada vez mais comum a criação de espaços gourmet nas varandas e espaços abertos. Nesses espaços há a junção do prazer em se preparar os alimentos com a alegria de curtir os amigos e familiares. É exatamente nesse conceito que o produto se encaixa.
1.2. Modelo de negócio
O novo produto será lançado dentro de uma nova linha de eletrodomésticos do fabricante Samsung. Essa linha será voltada para mulheres da classe A das principais capitais das cidades do Brasil. O modelo de negócio será principalmente o B2B e onde a linha será comercializada em grandes varejistas em que seja possível um exposição privilegiada dos produtos. Uma pequena parte das vendas será feita através de um site que apresentará aos consumidores todo o conceito da linha, estabelecendo assim um canal de relacionamento com o seu usuário final.
1.3. Concorrência
Os principais players do mercado de eletrodomésticos no Brasil são a Whirlpool, detentora das marcas Brastemp, Consul e Kitchen Aid; a mexicana Mabe, dona dos produtos GE, Dako, Bosch e Continental (últimas duas recém adquiridas pela empresa em 2009), a sueca Eletrolux, a brasileira Esmaltec e a nossa empresa, a coreana Samsung.
A líder do mercado, com boa margem, é a americana Whirlpool que tem 36,5% de participação e quase meio século de presença no país. A segunda colocada é a mexicana Mabe, que chegou ao Brasil