Gereciamento de processos gerenciais
1 - INTRODUÇÃO
O mundo vem assistindo a uma continuada revolução econômica-financeira-contábil, especialmente através do incessante surgimento de novos conceitos, instrumentos e produtos que, graças as maravilhas da tecnologia da informação, se tornaram acessíveis aos gestores. O sistema de contabilidade gerencial também necessita informar custos precisos dos produtos, de modo que a fixação de preços, a introdução de novos produtos, o abandono de produtos obsoletos e a resposta a produtos rivais possam se basear na melhor informação possível sobre as necessidades de recursos para aquele produto".
Com esses papéis vitais nas informações de planejamento e na comunicação, motivação e avaliação, o sistema de contabilidade gerencial da organização é um componente necessário na estratégia da empresa para alcançar o sucesso competitivo.
O processo de profundas alterações que o nosso País atravessa, como resultado de fatores históricos internos e de uma opção clara no sentido da sua integração num espaço mais amplo, sofisticado, desenvolvido e competitivo, conduziu os nossos gestores à necessidade de, rapidamente, se adaptarem às estruturas internas das suas empresas e a aperfeiçoarem os seus métodos de gestão global, particularmente no domínio da gestão financeira.
2 - GLOBALIZAÇÕES DA ECÔNOMIA
O processo de globalização passou a ser, nos últimos anos, uma expressão corrente na literatura e no noticiário cotidiano. Originário no mundo jornalístico, o termo globalização ficou popular e ganhou numerosos admiradores no universo político-ideológico. Coutinho (1996, p. 220) diz que a globalização pode ser entendida como um estágio avançado do processo histórico de internacionalização correspondente a:
1 - Uma etapa de forte aceleração da mudança tecnológica, distinguida pela intensa difusão das inovações telemáticas e informáticas e pela emergência de um novo padrão de organização da produção e da