Gerdau
Márcio Borges da Silva
É Importante saber que para debatermos sobre a questão da retenção de talentos primeiro tapa do processo de reter talentos dentro das organizações.
* ATRAÇÃO DE TALENTOS
As corporações de hoje tem buscado no nosso mercado, profissionais com um potencial elevado e com características que se identifiquem com o perfil da sua empresa, com capacidade de atuar no mercado tão exigente, como o atual. A atração de talentos acaba por ser bastante focada em jovens iniciantes, pois desta forma a empresa pode treiná-los e capacitá-los de acordo com a missão, visão e valores da organização.
Nessa busca intensa por jovens talentos, os programas de trainees e de estágios tem feito um papel de suma importância na identificação e atração de talentos e com isso buscam trazer excelentes resultados às empresas.
* PROGRAMAS DE TRAINEES
Os programas de trainees utilizados pelas empresas para atrair e identificar jovens talentos geralmente são processos muito extensos e rigorosos, pois neles são avaliados diversos requisitos, como relacionamento interpessoal, poder de persuasão, conhecimentos gerais e técnicos, iniciativas, liderança, entre outros atributos.
Os candidatos escolhidos são contratados pelas empresas em regime de CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, porem diferem dos demais colaboradores por receberem treinamento intensivo, afim de desenvolver o potencial de cada candidato durante o processo seletivo, para que em curto espaço de tempo esse talentos ocupem cargos estratégicos e de decisão dentro da empresa.
* PROGRAMAS DE ESTÁGIOS
Esse programa não é nada mais do que uma das ferramentas para se buscar um maior número de talentos para as empresas. Sua importância e benefícios são bilaterais, trazendo vantagens tanto para o estagiário quanto para a unidade concedente.
A experiência em estágio é importante para os estudantes que estão iniciando sua carreira, principalmente em se tratando de jovens