Gerações
Matéria: Gerações apresentam diferentes perspectivas e metas profissionais
Edição do dia 15/11/2010
Veiculada pelo Jornal da Globo
Segundo consta na reportagem houve uma alteração no conceito de geração. Esta, era anteriormente entendida como sendo aquela que sucedeu a seus pais, utilizando-se como base a duração de tempo de 25 anos.
Ocorre que devido a rápida expansão da tecnologia o período considerado de duração de uma geração diminui para 10 anos, o que faz com que diferentes gerações convivam no mesmo ambiente.
Cita ainda o artigo quatro diferentes gerações, conforme abaixo explanada, sendo elas a geração BB, geração X, geração Y e geração Z.
A geração BB, ou baby boomer, surgiu nos Estados Unidos na metade dos anos 40, com o final Segunda Guerra Mundial. Naquele período diversos militares que atuavam na guerra retornaram para suas residências e muitas mulheres acabaram engravidando. Segundo ElineKullock, presidente do Grupo Foco, esta foi “Uma geração que disse ‘eu não quero mais a guerra, eu quero a paz, eu quero o amor’.
No Brasil são considerados da geração BB os jovens da época da ditadura, que lutaram contra militares, conhecidos também como inventores da era “paz e amor”, pois tinham aversão aos conflitos armados.
A segunda geração identificada é denominada como geração X, esta, surgiu em meados da década de 60 e vivenciou no Brasil acontecimentos como a “popularização” da AIDS, o movimento “Diretas Já” e a ditadura. É ainda uma geração que tem um pouco mais de resistência à tecnologia.
A geração Y, terceira geração, nasce na década de 80permeados pela democracia e por uma economia aberta. Essa geração apresenta um desejo constante por novas experiências e apresenta capacidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Por fim, são considerados da geração Z àqueles nascidos em meados dos anos 90. Estes, ainda estão em fase de desenvolvimento pessoal, porém, devido a tecnologia que o rodeia apresentam comportamento