Gerações dos computadores
ÁBACO (Latim) – tábua de argila palavra de origem Fenícia
Desenvolvida por matemático francês de 19 anos, Blaise Pascal. Dispositivo mecânico para adicionar números.
Conjunto de rodas dentadas colocadas lado a lado, cada uma marcada de 0 a 9 e com intervalos iguais em torno do seu perímetro.
Em 1671, Gottfried Leibnitz (na Alemanha), inventou uma máquina baseada nos princípios da Pascalina, e que efetuava cálculos de divisão e multiplicação
Inclui tambor de dentes que permite a multiplicação de números através de rotações sucessivas da manivela principal.
Alguns anos depois em 1834, Charles Babbage, desenvolveu uma outra máquina que era capaz de executar as operações básicas, somar, subtrair, multiplicar e dividir, e também essa máquina era capaz de armazenar dados em uma memória (com 1000 números de 50 dígitos) além de imprimir os resultados. Esta foi a base utilizada para para a estrutura dos computadores utilizados atualmente, isso fez com que Charles Babbage fosse considerado como o "Pai do Computador".
Em meados de 1822, um cientista inglês chamado , Charles Babbage, desenvolveu uma máquina diferencial, que fazia cálculos com funções trigonométricas e logaritmos, essa máquina, utilizava os cartões de Jacquard.
1889 - ACIONADA POR MOTOR ELÉTRICO, ORGANIZAVA INFORMAÇÕES GRAVADAS EM CARTÕES PERFURADOS, UTILIZADA PARA APURAR DADOS DE RECESENAMENTO. 1936 – MÁQUINA DE TURING: MÁQUINA CAPAZ DE RESOLVER TODO TIPO DE PROBLEMAS. TEVE INÍCIO A TEORIA MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO, NA QUAL SE DEFINE UM LOGARITMO COMO REPRESENTAÇÃO FORMAL E SISTEMÁTICA DE UM PROCESSO E ATRAVÉZ DO QUAL SE DEMONSTRA QUE NEM TODOS OS PROCESSOS SÃO REPRESENTÁVEIS.
PROBLEMAS: • BAIXA VELOCIDADE