Geração Y
A Geração Y, formada por pessoas nascidas entre 1980 e 1990, possui características peculiares. Pelo próprio momento histórico em que viveram, os indivíduos desta geração possuem uma maneira diferente de pensar e interagir em relação às marcas. Neste Raio X, apresentamos os principais dados e estudos sobre este grupo, as consequências e mudanças geradas para o Marketing das empresas e como as empresas estão alterando suas operações para impactar e fidelizar este grupo.
Comportamento do Consumidor
O termo Geração Y surgiu nos Estados Unidos para designar os jovens nascidos a partir de 1980. Diferentes da geração anterior, chamada Geração X, o grupo dos Y nasceu praticamente ao mesmo tempo em que a computação pessoal e com a entrada dos dispositivos eletrônicos no dia a dia das pessoas. Também foi esta geração que cresceu vendo o mundo passar por grandes quebras de paradigmas: a comunicação em tempo real para qualquer parte do planeta, o fim dos principais regimes ditatoriais, a Aids, o crescimento das preocupações com meio ambiente e sustentabilidade, estabilidade econômica e a ausência de grandes conflitos mundiais são apenas alguns destes fatores.
Estas são algumas das razões que levaram a Geração Y a ser possivelmente o segmento mais estudado em toda a história do Marketing até então. Esses jovens cresceram influenciados por grandes mudanças e hoje começam a assumir posições de liderança no mercado de trabalho, além de se tornarem consumidores com um perfil bem diferente da geração anterior. Até 2015, a Geração Y estará consumindo mais de US$ 2 trilhões em todo o mundo. Isso faz deste o mais importante segmento para a economia mundial em volume de compras e quantidade de consumidores.
Hoje a Geração Y representa cerca de 20% da população brasileira (40 milhões) e outros 210 milhões no restante do mundo em desenvolvimento. Ela é tida por alguns como a geração na história, e em todo mundo, com o maior nível de escolaridade e formação