Gerard lebrum
Referencia Bibliográfica Lebrun, Gerard O que é o poder,13ª edição,tradutores Renato Janine Ribeiro,Silvia Lara, São Paulo: Brasiliense,1994.
1- Porque se diz que Talcott parsons procura a dissolução do poder na autoridade?
Segundo Parsons, ter poder não significa apenas estar em condições de impor a própria vontade contra qualquer resistência. Mas antes passar uma confiança tal que o grupo delegue aos que possuem o poder a realização dos fins coletivos dispondo assim de uma autoridade sem que esta implique uma idéia de coerção. Dissolve porque valoriza um consenso. Quem possui conhecimento, são autoridades no interior de um grupo dado.
2- Quais os principais argumentos da teoria de Michel Foucault quanto ao poder? Se indaga quanto a redução da dominação, à proibição da censura, que não se deve pensar no poder apenas limitador, diz que o poder é menos o controlador de forças que seu produtor e organizador. O poder político significa a instancia que constitui os súditos sujeitos ao dobrá-los enquanto ensino, exercito e afins. O poder é instaurador de normas, mais do que leis. Logo, deixa-se de representar o poder como uma instancia estranha a sociedade e de opor o poder individual, interpretando o como um “puro limite imposto à liberdade” , Encontramos o poder de varias formas: nos processos econômicos, nas relações de conhecimento, De modo que “no principio das relações de poder, não existe como matriz geral, uma oposição binária e global entre dominantes e dominados” 3- Explique a afirmação “o poder e instaurador de normas, mais que de leis’’?
O poder não é um ser, “alguma coisa que se adquire, se toma ou se divide, algo que se deixa escapar”. É o nome atribuído a um conjunto de relações que formigam por toda à parte na espessura do corpo social. Não se deve limitar o exercício do poder a criação de leis para ser seguidas pela sociedade, deve-se usar deste poder para tomar uma posição de autoridade e dominação diante