As redes sociais e as suas funções mercadológicas
Por si só, Redes Sociais como o Twitter fornecem as empresas uma enorme quantidade de informação de vital importância para estudo e empreendimento, mas poucas são aquelas que fazem uso dessas informações. Veremos nesse estudo como esta mídia pode abrir os olhos das empresas para a necessidade consumista do mundo capitalista em que vivemos.
Palavras-chave: Economia; Redes Sociais; Consumidores.
INTRODUÇÃO
Qualquer coisa relevante hoje em dia que aconteça, já vira notícia no mundo quase que de forma imediata, pois sempre alguém comentará algo sobre o assunto na internet usando alguma ferramenta de interação social, desde catástrofes até novas tendências regionais e divulgação de trabalhos e estudos nas mais diversas áreas.
Não é segredo para ninguém que o maior responsável pelo imediatismo das informações no mundo digital está relacionada as redes sociais com a busca e oferta constante de informação sendo lançada aos montes de segundo a segundo; qualquer pessoa com um celular na mão e acesso a uma conta com esse tipo de serviço pode ser considerado um repórter amador.
Este artigo tem como objetivo demonstrar o poder das Redes Sociais usando o Twitter como principal exemplo, para a venda de informação e descoberta de novas tendências que acabam ajudando grandes empresas a desenvolverem produtos que atendam a necessidade humana, antes mesmo destas serem criadas.
Por padrão, o Twitter reflete o humor dos usuários por um produto ou serviço, todo mundo no campo do mercado de marketing e comunicação está sedento por informação sobre o que as pessoas pensam, suas necessidades, percepções, desejos e crises. O Twitter é uma câmara pulsante de opinião e sentimentos públicos que se torna cada vez mais e mais valiosa. O Twitter armazena gráficos de relações entre pessoas, quem elas seguem, quem elas recebem notificações, etc. Bem simples de início. Algumas