Seminario filosofia moderna
Vida e Obra
Autores: Miguel O. S. Freitas
Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) nasceu a 15 de outubro de 1844 em Rocken, localidade próxima a Leipzig. Karl Ludwig, seu pai, pessoa culta e delicada, e seus dois avós eram pastores protestantes: o próprio Nietzsche pensou em seguir a mesma carreira.
Em 1849, seu pai e seu irmão faleceram; por causa disso sua mãe mudou-se com a família para Naumburg, onde Nietzsche cresceu, em companhia da sua mãe, duas tias e da avó. Criança feliz, aluno modelo, dócil e leal, seus colegas de escola o chamavam ´´pequeno pastor´´; com eles criou uma pequena sociedade artística e literária, para qual compôs melodias e escreveu seus primeiros versos.
Em 1858, Nietzsche obteve uma bolsa de estudos na então famosa escola de Pforta, onde havia estudado o poeta Novalis e o Filósofo Fichte (1762-1814). Datam desta época suas leituras de Schiller(1759-1805), Nietzsche começou a afastar-se do cristianismo. Seus autores favoritos, entre os clássicos, foram Platão (428-348 a.C.) e Ésquilo (525-456 a.C.).Durante o último ano em Pforta, escreveu um trabalho sobre o poeta Teògnis (séc. VI a.C.). Partiu em seguida para Bonn, onde se dedicou aos estudos de teologia e filosofia, mas, influenciado por seu professor predileto, Ritschl, desistiu desses estudos e passou a residir em Leipzig, dedicando-se a filologia. A partir de 1896, foi nomeado a professor de filologia em Basiléia, onde permaneceu por dez anos. A filosofia somente passou a interessa-lo a partir da leitura de O Mundo como Vontade e Representação, de Shopenhauer (1788-1860). Nietzsche foi atraído pelo ateísmo de Shopenhauer, assim como pela posição essencial que a experiência estética ocupa em sua filosofia, sobretudo pelo significado metafísico que atribui à música.
Em 1867, Nietzsche foi chamado para prestar o serviço militar, mas um acidente em exercício de montaria livrou-o dessa obrigação. Ainda em Leipziz, conhece Richard Wagner onde a notável influência