Quimica
Na realização deste experimento precisamos de limpar o cobre com uma acido, logo e seguida nós fizemos a pesagem do cobre .
Na primeira fase acrescentamos 4ml de HNO3 ao cobre e aquecemos. Neste momento a mistura soltou uma fumaça amarela , a substancia que havia no fundo ficou um tom de verde escuro e algum tempo depois o Cu2+ ficou azul. O fio de cobre borbulhou até sumir em volta dele haviam algumas bolhas brancas, nesse momento da experiência não notei liberação de calor.
Na segunda fase acrescentamos ao Cu2+ 100 ml de H2O (destilada) com o acréscimo da agua pude notar que houve um pouco liberação de calor e que a o H2O hidratou o cobre e a cor ficou azul celeste.
Na terceira fase acrescentou-se 30 ml de NaOH , neste período houve a mudança para o Cu(OH)2(S) , houve a formação de um precipitado azul (flocos com manchas esbranquiçadas ao redor) a divisão da agua e do Cu(OH)2(S) ficou bem delimitada a substancia a baixo e a água acima .
Na quarta fase nós aquecemos a substancia para que houvesse a liberação das moléculas de hidrogênio , a substancia agora virou CuO(S) , o precipitado se tornou preto e em pó e um pouco da agua evaporou.
Na quinta fase ocorreu o resfriamento do precipitado com agua esse processo tem um tempo determinado para ocorrer(mais rápido menos puro) ao resfriarmos aumentou a precipitação do cobre. Apos isso filtramos o precipitado que separou o cobre da água.
Na sexta fase adicionamos 15 ml de H2SO4 o solido dissolveu e voltou a cor azul CuSO4.
Na oitava fase adicionamos 1,3 g de Zn nesse processo soltou-se bolhas ao reagir, houve liberação de calor essa reação foi muito rápida ficou um tempo sem formação e o cobre começou a aglutinar-se e a cor foi a cor natural do cobre. Filtramos novamente a reação e a agua restante ainda ficou um pouco azul pois o Zn utilizado ainda foi insuficiente.
No final adicionamos acetona ao cobre para retirada da agua e que eles se aglutinassem mais.
Os resíduos