Gerador E Lico
Construir um gerador eólico caseiro envolve uma série de dificuldades, não só técnicas, pois é necessário ter um bom conhecimento elétrico e eletrônico, como também ser um bom artesão, devido a maior parte da confecção do gerador ser totalmente artesanal, como também a aquisição dos materiais e componentes apropriados impõe um grau de dificuldade bastante grande.
Gerador Eólico : Parece Difícil? Não é não!
Vamos exemplificar a construção de um pequeno “Gerador de Energia Caseiro”, utilizando componentes mais fáceis de encontrar ou adquirir.
O que vamos ver a seguir é um Gerador pararecarregar pequenas baterias ou pilhas recarregáveis.
Quem não tem uma pequena sucata de material elétrico ou eletrônico guardado num cantinho de casa, tal qual um aparelho de vídeo cassete antigo, uma impressora com defeito, um cooler (aquele ventilador pequeno usado para refrigerar as placas mães dos computadores), drive de disquete e outros parecidos?
Todos esses equipamentos têm em seu interior, motores de tamanho reduzido que servem para tracionar os mecanismos adequados ao funcionamento deles.
Pois bem, esses motores minúsculos podem ser usados para a construção desse Gerador.
Basta adaptá-los corretamente para que possam gerar uma corrente suficiente para recarregar as baterias de celular (baixa potência em KW/h) e baterias e pilhas recarregáveis.
Esses pequenos motores são chamados de “Motor Passo a Passo” ou ” Motor de Passo”, que permitem quando devidamente ligados, gerar ENERGIA.
O importante é que se tenha disponível o movimento do ar para impulsiona-lo, ou seja, faze-lo se movimentar através do vento, através é claro de uma hélice adaptada com eixo móvel (posicionamento da hélice de acordo com a direção do vento) ao motor utilizado, através do dispositivo denominado apoio abaixo dos diodos (no desenho) e pá de orientação, fazendo-o girar de um lado para outro conforme descrito abaixo:
Observe as medidas que devem ser as mínimas utilizáveis, para que haja uma