gerador e lico
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
João Adir Kruger
Paulo de Tharso
Lucas Bonato
Francis kalu
FORÇAS ATUANTES EM UM GERADOR EÓLICO
TRABALHO AVALIATIVO
GUARAPUAVA
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as forças que atuam em um gerador eólico. Inicialmente será apresentado um breve histórico da utilização da energia eólica, em seguida as principais características de seu funcionamento e também as forças atuantes no mesmo.
UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA EÓLICA PRÉ SÉCULO XIX.
O primeiro registro histórico da utilização da energia eólica para bombeamento de água e moagem de grãos através de cata-ventos é proveniente da Pérsia, por volta de 200 A.C. Esse tipo de moinho de eixo vertical veio a se espalhar pelo mundo islâmico sendo utilizado por vários séculos. Acredita-se, todavia, que antes da invenção dos cata-ventos na Pérsia, a China (por volta de 2000 A.C.) e o Império Babilônico (por volta 1700 A.C) já se utilizava de cata-ventos rústicos para irrigação de plantações.
A introdução dos cata-ventos na Europa deu-se, principalmente, no retorno das Cruzadas há 900 anos. Os cata-ventos foram largamente utilizados e seu desenvolvimento bem documentado. As máquinas primitivas persistiram até o século XII quando começaram a ser utilizados moinhos de eixo horizontal na Inglaterra, França e Holanda, entre outros países. Os moinhos de vento de eixo horizontal do tipo “holandês” foram rapidamente disseminados em vários países da Europa.
Além do bombeamento de água, os moinhos de vento na Holanda tiveram uma grande variedade de aplicações. O primeiro moinho de vento utilizado para a produção de óleos vegetais foi construído em 1582. Com o surgimento da imprensa e o rápido crescimento da demanda por papel, foi construído, em 1586, o primeiro moinho de vento para fabricação de papel. Ao fim do século XVI, surgiram moinhos de vento para acionar serrarias para