Trab Ciencias Ambientais
André Luiz Menezes Carvalho, Pedro Henrique Pinheiro, Thyago Soares Pereira,
Ian Franco Gomes, Marcus Vinicius Araujo Gloria
UnirG Gurupi-TO
Introdução: Com um modelo inovador e sustentável, são lançadas as casas de plástico como um modelo viável e sustentável de construir-se casas populares rapidamente sem agressão ao meio ambiente, a montagem é fácil e pode ser feita pelo próprio habitante, a matéria prima para construção, o plástico reciclado, é uma matéria prima abundante pois apenas 15% do plástico utilizado é reutilizado, uma ótima alternativa para ajudar tanto a sociedade quanto o meio ambiente.
Objetivo:
Construção de casas populares, financeiramente viáveis, a partir da reutilização do plástico reciclado em Gurupi.
Metodologia
Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de plástico é a separação e coleta seletiva. O processo de reciclagem do plástico começa com a separação dos modelos de plásticos pela sua densidade e coloração, a pois isso é lavado, secado e moído. Segui para um aglutinador, que aquece e resfria o plástico, dando densidade suficiente para entrar na extrusora, que funde, homogenizar o material e o transforma em tiras, conhecidas como “spaghetti”. Por fim, o spaghetti resfriado, picotado e ensacado pode ser encaminhado para fábricas de artefatos plásticos.
De acordo com a secretaria de Meio Ambiente de Gurupi, são mandados para reciclagem uma media de 20 toneladas por mês, a cooperativa de reciclagem de Gurupi, Mega Ambiental, recebe cerca de 4 toneladas de plástico mole, embalagem, sacos e sacolas, plásticos reaproveitados para sacos em gerais; a outra parte dos plásticos duros, 16 toneladas: bacia, balde, PET e outros, são mandadas para Neropolis para empresa Recineo. De acordo com a densidade e a coloração são classificados os preços dos reciclados. Os plásticos duros reciclados são os utilizados no Projeto de Casas de Plástico.
O sistema