Geracoes da ead
Esta evolução, como qualquer evolução na nossa sociedade, consistiu num processo contínuo de construção com base nos alicerces constituídos pelo conhecimento anterior. No entanto, durante a evolução do EaD, em certas alturas, ocorreram alterações “bruscas” no processo de EaD que permitem dividi-lo em várias gerações.
Temos então:
1º Geração - Ensino por correspondência: A primeira geração do Ensino a Distância (EaD) surgiu com a evolução dos serviços postais e a massificação dos suportes impressos. Esta geração caracteriza-se pela troca de material impresso (manuais, guias de estudo…) entre o aluno e o docente através do correio tradicional. A comunicação (correios) é bidireccional, assíncrona e demorada.
2º Geração – Ensino Mediatizado: A segunda geração de EaD caracteriza-se pela difusão através da rádio, televisão, cassetes de áudio e/ou de vídeo. A comunicação é principalmente unidireccional. No entanto mantém-se a troca de documentos escritos enquanto que a utilização do telefone introduz uma forma de comunicação bidireccional síncrona.
Tal como pode ser observado na Tabela, existe uma clara diferenciação entre estas duas gerações de EaD. Assim o surgimento da 2º geração é acompanhada de:
◦Intervenientes: A instituição surge como novo interveniente no processo de EaD.
◦Suportes pedagógicos: Introdução de suportes Áudio e Vídeo.
◦Tecnologia: Utilização da rádio e da televisão.
No entanto a aluno de EaD continua a efectuar o processo de aprendizagem no ambiente tradicional (mesa de estudo, papel e canetas).
A passagem para a 3º geração (Multimédia Interactiva) é acompanhada de:
◦Ambiente/Local de estudo: Surge um novo ambiente de estudo, o computador.
◦Suportes pedagógicos: Introdução de suportes Informáticos e multimédia.