Pedagogia e sociedade
l-Teoria da prática são saberes e conhecimentos construídos no cotidiano através das práticas fundamentadas nas teorias envolvendo a reflexão sobre essas ações ,que permite ao professor rever e ao mesmo tempo adquirir habilidades e aptidões,através da reflexão .Tendo capacidade de tomar decisões em situações do dia a dia e de transformar ponto de vistas ,atitudes desenvolvendo uma leitura critica das situações.
Teorizar em cima de sua prática.
Embasamento teórico, prática sem teoria é senso comum.
ll.Educação critica de inspiração marxista-educação como elemento de emancipação humana e força propulsora das transformações sociais, é o individuo consciente do seu lugar na democratização e capaz de interferir na sociedade de maneira critica consciente de seus direitos e deveres como cidadão,faz uma ligação entre o saber e a política.
Quanto à inspiração marxista, diz respeito o educar pela razão crítica, que o homem seja capaz de ter uma visão crítica da sua realidade e de mundo.
Apenas crítica ao capitalismo, limita-se ao não ultrapassar esse tema, e não dá conta de sair da dialética. Não torna na prática a teoria que se dispõe a fazer. Crítica a educação tecnicista.
III. Por que a Pedagogia estaria “em baixa” nos setores intelectuais da sociedade. (161)
Porque existe atitude irônica do conteúdo e do próprio processo que a pedagogia representa,por exemplo diante de uma sociedade eminentemente pedagógica existe o questionamento se deve existir a pedagogia,a questão do trabalho pelo professor,.fazendo especulações educativas ao seu próprio campo de investigação sobre questões educativas e pouco atentos o que ocorre na sociedade.
Desvalorização
Por que educar é preciso, porém, que seja nos limites de saber ler e escrever. Ir além implica em instruir para questionar, incomodar, transgredir.
Está em alta na