O engenheiro e a sociedade
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
O ENGENHEIRO E A SOCIEDADE
David da Silva Coelho Mattos
Marcellus Ferreira França da Silva
João Vicente Inocêncio Neto
Barra do Piraí, Março de 2013.
O ENGENHEIRO E A SOCIEDADE
Olhando à nossa volta, é fácil percebermos uma dependência cada vez maior da sociedade moderna em relação aos produtos tecnológicos. Muito do que as evoluções da ciência e da tecnologia têm proporcionado nos facilita a vida, economiza tempo, protege nossa saúde, enfim, nos transporta de uma natureza, digamos, "natural" para uma "natureza artificial", controlada.
Isso, em grande parte, é decorrência da evolução da engenharia. Aliás, o importante papel que a engenharia tem desempenhado ao longo da história da humanidade é evidente.
Ela esteve e continua presente em praticamente todos os momentos dessa trajetória, desenvolvendo dentre tantas outras utilidades sistemas de transporte e de comunicação, sistemas de produção, processamento e estocagem de alimentos, sistemas de distribuição de água e energia, equipamentos bélicos, ferramentas, utensílios domésticos, aparatos de lazer, equipamentos médicos...
O engenheiro deve estar atento além das questões técnicas, também para as questões sociais e pessoais decorrentes de nossas ações.
Podemos como ponto de partida imaginar que, ao criar instrumentos, informações, dispositivos ou processos, contribuímos para proporcionar ao ser humano um trabalho menos árduo e uma vida mais digna.
Ao menos é isso que se espera do trabalho de um engenheiro. Mas estas maravilhas da criação humana também trazem consigo algumas questões que exigem análises mais aprofundadas como poluição ambiental, aquecimento global, devastação de florestas e destruição da camada de ozônio.
Vale destacar que uma característica importante do Engenheiro é a sua visão sistêmica, que lhe confere um bom domínio da realidade física e das atividades