Geossistemas
Dentro da Geografia foi Sotchava que, em 1960, criou o termo GEOSSISTEMA – Sistema Geográfico ou Complexo Natural Territorial, um Geossistema, um Sistema Geográfico ou Sistema Natural é sempre uma unidade natural com os elementos abióticos que interligados e interdependentes formam uma estrutura que se reflete de forma clara através da fisiologia e da dinâmica de uma paisagem podendo esse tema apresentar diferentes concepções, como:
Formação natural;
Funções terrestres complexas, incluindo a natureza, a população e a economia;
Qualquer sistema terrestre;
Qualquer objeto estudado pelas Ciências da Terra;
Sotchava (1978) define geossistema como uma classe peculiar de sistemas abertos e hierarquicamente organizados. Entre os elementos fundamentais para a diferenciação dos geossistemas, o autor enfatizava as características dinâmicas e a evolução das paisagens estudadas. Entre as principais características estudadas por ele estava a geomorfologia, a hidroclimática, a pedologia e a botânica, sem esquecer os estudos geoquímicos a respeito dos fluxos de matéria e energia.
Inclui todos os elementos da paisagem como um modelo global, classificando essa paisagem em três escalas de geossistemas global, regional de grande extensão e topológico.
Geossistemas é uma classe particular de sistemas dirigidos, sendo o espaço terrestre de todas as dimensões, onde os componentes individuais da natureza se encontram numa relação sistêmica uns com os outros e, com uma determinada integridade, interatuam com a esfera cósmica e com a sociedade humana (Sotchava, 1978). A classificação do Geossistema é construída segunda duas classes: uma de geômeros e outra de geócoros. A