Georreferenciamento incra
1 - INTRODUÇÃO Na maioria das operações realizadas nos processos industriais é muito importante efetuar a medição e o controle da quantidade de fluxo de líquidos, gases e até sólidos granulados, não só para fins contábeis, como também para a verificação do rendimento do processo. Assim, estão disponíveis no mercado diversas tecnologias de medição de vazão cada uma tendo sua aplicação mais adequada conforme as condições impostas pelo processo. As aplicações das medições de vazões podem ser vistas nas indústrias de: Petróleo, gás, química, petroquímica, alimentos, bebidas, papel, celulose, mineração, siderurgia e saneamento básico. Neste capítulo abordaremos algumas destas tecnologias, suas aplicações, e os princípios físicos envolvidos, bem como os testes, calibração e suas interligações elétricas em forma de malhas de medição, registro, indicação e controle.
2 - DEFINIÇÃO Vazão pode ser definida como sendo a quantidade volumétrica, mássica ou gravitacional de um fluido que passa através de uma seção de uma tubulação ou canal por unidade de tempo. Observação: A vazão também pode ser obtida pelo resultado da multiplicação da área seccional pela média da velocidade do fluido. 2.1 - VAZÃO VOLUMÉTRICA É definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa seção em um intervalo de tempo considerado. É representado pela letra Q e expressa pela seguinte equação:
QV =
V Δt , onde: V = volume e Δt = tempo.
2.1.1 - UNIDADES DE VAZÃO VOLUMÉTRICAS As unidades de vazão volumétricas mais utilizadas são: m3/s, m3/h, l/h, l/min, GPM, Nm3/h, Ft3/min, BPH, BPD, Ft3/h e l/s. Na medição de vazão volumétrica é importante referenciar as condições básicas de pressão e temperatura, principalmente para gases e vapor, pois o volume de uma substância depende da pressão e temperatura a que está submetido.
2.2 - VAZÃO MÁSSICA É definida como sendo a quantidade em massa de um fluido que atravessa a seção de uma tubulação por unidade