Qualquer
• Dentre as ações e estratégias assumidas pelas empresas de destaque, o que foi feito de mais inovador para valorização das marcas já existentes e/ou criação de novas marcas?
Itaú e Unibanco:
Chacon conta que Quais são os desafios para se unir duas marcas fortes fazendo uma desaparecer sem perder clientes?
O maior desafio é a união de duas culturas. Por isso, logo após o anúncio da fusão, deflagramos um processo de diagnóstico cultural junto aos colaboradores para o desenho da nova cultura do Itaú Unibanco. E tivemos a grata surpresa de descobrir que havia muito mais semelhanças do que diferenças. Pouquíssimos pontos de diferença, aliás. Isso nos permitiu construir a nova cultura corporativa somando o que havia de melhor nos dois bancos. Criamos uma nova visão, bem mais simples e direta – “Ser o banco líder em performance sustentável e em satisfação dos clientes” – e os 10 valores mais importantes para a corporação:
BDxpert – Quais são os outros segmentos em que a marca Itaú vem se fortalecendo?
Fernando Chacon – Na área de financiamento para aquisição de veículos ficamos mais fortes após aquisição do Banco Fiat e da Fináustria, financeira que veio com o BBA. Apostamos muito também no financiamento de imóveis, pois, o crédito imobiliário é um dos negócios que tem maior potencial de crescimento no Brasil nas próximas décadas. Nossa operação de asset management e mercado de capitais nos permite oferecer um rico portfólio de produtos de investimentos e soluções para investidores pessoas físicas com tipos de rendas diversas e também aos investidores institucionais, principalmente no exterior, através das diversas parcerias com empresas na Ásia e na Europa. Na América Latina, nossa operação de varejo tem gerado resultados a cada dia melhores na Argentina, Chile, Paraguai e