Cultura organizacional
A moderna sociedade em que vivemos é uma complexa e dinâmica sociedade de organizações. Vivemos em um mundo formado por organizações. Tudo o que necessitamos é imaginado, criado, desenvolvido, produzido e comercializado por organizações.
Há uma imensa pluralidade de organizações e não existem duas organizações iguais. Elas assumem feições diferentes e variadas, apresentam características únicas e próprias, tamanhos variados e uma formidável capacidade de gerar valor e riquezas através de produtos inovadores, serviços incríveis, informação e divertimento. Dependemos delas, participamos delas, vivemos a maior parte do nosso tempo dentro delas e em função delas.
Conhecer a natureza das organizações é crucial para quem pretende inserir-se nelas, trabalhar nelas ou com elas investir, negociar, vender, comprar, assessorar ou mesmo administrar organizações. O conhecimento da Teoria das Organizações é o primeiro passo para isso.
A cultura organizacional corresponde a um sistema de valores formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. São “regras” que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho.
Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas.
2. Cultura Organizacional
Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quanto mais você entender a cultura da sua empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado.
Todas as empresas, independentemente do tamanho, do segmento em que atuam e dos bens ou serviços que produzem, possuem cultura organizacional, formalmente instituída ou não. Aliás, as empresas são bem mais do que isso. Elas