Georreferenciamento de imóveis rurais
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
CLAUDIO JOSÉ PINTO DE SOUZA
ENGENHEIRO, TECNÓLOGO E TÉCNICO
Aracaju
Junho, 2012 CLAUDIO JOSÉ PINTO DE SOUZA
ENGENHEIRO, TECNÓLOGO E TÉCNICO
Pesquisa bibliográfica apresentada como requisito de avaliação da disciplina Tópicos de Engenharia, ministrada pelo Prof. Adriano Oliveira Matos, no 1° semestre de 2012.
Aracaju
Junho, 2012
SUMÁRIO
1-TÉCNICO X TECNÓLOGO X ENGENHEIRO 3
2-ATRIBUIÇÕES AO EXERCIO PROFISSIONAL - CONFEA 3
3-TABELA COM SALÁRIOS MÉDIOS EM SERGIPE 5
4-GRÁFICO COMPARATIVO DE CARGOS X SALÁRIOS 6
5- BIBLIOGRAFIA 7
1-TÉCNICO X TECNÓLOGO X ENGENHEIRO
Um curso técnico geralmente é um curso de menor duração, em alguns casos mais focados em um tema, por exemplo, agrimensura, edificações, eletrotécnica, eletrônica etc. Além dos cursos técnicos, que não tem reconhecimento como uma formação de nível superior, existem também os cursos superiores de graduação em tecnologia, que em relação aos bacharelados, são normalmente mais rápidos e mais focados. A definição do MEC para um curso desse tipo é:
“É um curso de graduação, que abrange métodos e teorias orientadas a investigações, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos com foco nas aplicações dos conhecimentos a processos, produtos e serviços”. Desenvolve competências profissionais, fundamentadas na ciência, na tecnologia, na cultura e na ética, com vistas ao desempenho profissional responsável, consciente, criativo e crítico. Como todo curso de nível superior, o curso dessa natureza é aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio, ou equivalente, e que tenham sido classificados em processo seletivo. Os graduados nos CST (Curso Superior em Tecnologia) denominam-se Tecnólogos e são profissionais de nível superior com formação para a