Geopolítica
a. Colonização de povoamento
Na colonização de povoamento os colonos chegavam a determinado território com o objetivo de se fixar nas terras conquistadas. Esse tipo de colonização foi predominante no Brasil. A colonização de povoamento ocorreu basicamente nas regiões temperadas onde o clima era semelhante ao das metrópoles e lugares de onde as pessoas vinham. Nesse tipo de colonização buscava-se desenvolver a região colonizada, pois as pessoas que para lá se dirigiam viam nesses lugares a expectativa de formar uma nova pátria.
b. Colonização de exploração
Na colonização de exploração, os colonos tinham intuito de enriquecer e voltar para o lugar de origem. No Brasil, os portugueses chegaram em 1500 para retirar recursos naturais e minerais, como aconteceu com o Pau-Brasil, ouro e diamantes ou para produzir açúcar. Estes colonizadores não estavam interessados em desenvolver o Brasil, pois o papel das colônias de exploração era apenas proporcionar riqueza para as metrópoles.
c. Capitalismo mercantil
Consolidou-se entre os séculos XV e XVIII. É chamado também de mercantilismo. As grandes potências da época exploravam novas terras e comercializavam escravos, metais preciosos e etc. com a intenção de enriquecer. O capitalismo mercantil estruturava-se definitivamente a partir da necessidade e do interesse dos países europeus ou algumas cidades européias em aumentar seu mercado para além dos limites nacionais e continentais.
d. Capitalismo industrial
Ganhou força a partir da troca do trabalho manual pelo trabalho mecânico nas indústrias. A máquina a vapor foi o grande símbolo desse período. Nessa fase do capitalismo houve uma grande revolução no processo produtivo e nas relações de trabalho. A multiplicação das indústrias e o aumento da demanda por trabalhadores geraram uma divisão de classes entre patrão e proletário. Nessa fase também se vê o surgimento do sindicalismo. A chamada ação imperialista da Europa e dos Estados Unidos começa a