QUALIHAB
O QUALIHAB é o Programa da Qualidade da Construção Habitacional do Estado de São Paulo. Esse programa foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo para garantir a boa qualidade e durabilidade das moradias construídas para a população de baixa renda.
Dependendo das características do local onde será construído o empreendimento (climas, topografias e culturas regionais) deverá ser incorporada a técnica construtiva mais adequada.
A estrutura do Programa é feita por uma Coordenação Geral e uma Secretaria Executiva, que coordenam três comitês:
Comitê de Projetos e Obras;
Comitê de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos;
Comitê Interno.
A qualidade das moradias populares da CDHU está garantida em todas as fases da construção, pois como ela possui grande poder de compra junto ao mercado da construção civil, quarenta e uma entidades já assinaram um acordo visando desenvolver o programa de qualidade. Entre elas, estão os fornecedores de cimento, cal, tubos, conexões, esquadrias metálicas, entre outros.
Para garantir mais ainda esse processo de qualidade, a CDHU está exigindo em seus editais de licitações para as empresas que já tenham o acordo assinado obedeçam aos programas setoriais e as normas técnicas e comprovem sua qualificação. Uma forma de comprovar essa qualificação é através do PBQP-H – Programas Brasileiros de Qualidade e Produtividade – Habitat.
3 Objetivos
O objetivo do QUALIHAB é melhorar progressivamente a qualidade das moradias populares, garantindo o conforto dos moradores. A busca dessa qualidade é feita através de parcerias com o meio produtivo para que os materiais fornecidos para essa construção já atendam os requisitos solicitados pelo Programa.
4 Princípios Gerais
Os princípios gerais do QUALIHAB são baseados em quatro tipos de qualidade:
Qualidade Social;
Qualidade Sistêmica;
Qualidade Praticada;
Qualidade Evolutiva.
A Qualidade Social considera o desempenho da moradia durante sua vida útil. Na