Gestão da qualidade em projetos
SUPERESTRUTURA E MANUTENÇÃO DE FERROVIAS METROVIAS
GESTÃO DA QUALIDADE
ÍNDICE
1- INTRODUÇÃO 3
2- OBJETIVO 3
3- CONCEITO DE QUALIDADE 3
4- EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO DA QUALIDADE 3
5- QUALIDADE E ATENDIMENTO AOS CLIENTES NA CONSTRUÇÃO CIVIL 5
6 - QUALIHAB x PBQP-H (Siq-C) x ISO 5 PROGRAMA QUALIHAB 6 PBQP-H 7
7- A QUALIDADE NO PROCESSO DE PROJETO. 7
8 - DEFICIÊNCIAS NA GESTÃO DO PROJETO 8
9 - CONCLUSÃO 8
1- INTRODUÇÃO
Devido à maior concorrência, a principal estratégia adotada pelas empresas de líderes centrou-se em alterações na gestão dos seus processos e principalmente na gestão da qualidade.
Ganharam força as estratégias de modernização centradas nas mudanças tecnológicas incrementais, na racionalização da produção e na introdução de modelos de gestão mais eficientes. Tais sistemas de gestão têm como direcionamento a padronização, o controle e a melhoria contínua dos processos da empresa, por meio da formalização e estabilização de procedimentos de contratação, compras, produção, treinamento, controles, ensaios, solução de problemas, etc.
2- OBJETIVO
O objetivo do trabalho é demonstrar a aplicação e importância de programas de qualidade. Além disso, demonstrar como a gestão da qualidade influencia no domínio técnico sobre os processos de trabalho, bem como controle sobre as mais diversas atividades da empresa.
O trabalho também busca um aprofundamento comparativo entre os requisitos das principais certificações vigentes no mercado.
3- CONCEITO DE QUALIDADE
A qualidade pode ser definida como: “propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas capaz de distingui-las das outras e de lhes determinar a natureza” (Ferreira, 1996).
A qualidade, mesmo sendo um atributo intrínseco de coisas ou pessoas, não pode ser identificável e mensurável