Geometria euclidiana
RESUMO
A Geometria Euclidiana, nas escolas atuais não recebe a devida importância. A Geometria Euclidiana é ensinada de forma complexa que não desperta no aluno o interesse da matéria. Trazer para o cotidiano do aluno os axiomas, postulados e teoremas, com certeza despertarão o interesse do aluno e como conseqüência um melhor aprendizado.
Palavras-chave: Geometria. Euclides. Didática.
1 INTRODUÇÃO
Da necessidade de medir terras, nasce a Geometria, que deriva do termo geo (terra) e metron (medida), sendo usado no Egito Antigo para medir terrenos, e fazerem construções. As pirâmides são um exemplo claro de como a geometria era aplicada na vida cotidiana na antiguidade, dando fama ao povo egípicio, essa fama chamava atenção de outros povos, destaco os gregos.
Por volta de 600 a. C., os filósofos gregos começaram a sistematizar os conhecimentos matemáticos adquiridos. Esse trabalho de organização lógica dos conhecimentos foi feito principalmente pelo matemático grego Euclides, por volta de 300 a.C. e reunido numa obra de 13 volumes, chamada “Elementos”. Nessa obra nove volumes eram dedicados a geometria.
Conforme o desenvolvimento da geometria, houve mudança e descobertas de novas formas geométricas, de acordo com a necessidade humana.
2 Euclides e a Geometria Dedutiva
Alexandria, no Egito, teve um papel extraordinário na história da Matemática, onde Ptolomeu criou junto ao Museu, o modelo do que séculos depois seriam as universidades. Era neste centro, com uma famosa biblioteca, que intelectuais dedicavam-se em tempo integral às pesquisas. Dentre eles o qual destaca-se Euclides. Pouco se sabe sobre a vida deste matemático provavelmente, sua formação foi feita em Atenas, na academia de Platão.
Sua principal obra, intitulada: “Elementos”, constituída de 13 volumes. Tratar-se do mais antigo texto da matemática grega a chegar completo em