Responsabilidade social
1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Metodologia; 4. Conceitos de responsabilidade social; 5. Os beneficiários da responsabilidade social; 6. Andlise descritiva dos resultados; 7. Conclusões.
Responsabilidade social em pequenas e médias empresas**
José Artmatés de Oliveira
DoPPGA/UFRS
.mente responsáveis, mas somente espera ser provida de bens e serviços elaborados dentro da lei e das normas de honestidade e integridade (Steiner, 1978, p. 37). No entanto, com um debate mais profundo sobre este assunto, observar-se-á que é mais provável que a disposição das pequenas empresas em ter um comportamento socialmente responsável seja maior do que a das grandes e poderosas em investir em atividades sociais. Para tal fim, parte-se da percepção de que a empresa está cercada por diversas categorias de pessoas: empregados, consumidores, credores, fornecedores, acionistas, proprietários e a sociedade como um todo. Aceita-se ainda que cada uma dessas categorias exige atenção especial da empresa, a qual, contudo, nem sempre está disposta ou tem condições de atendé-las satisfatoriamente. Em conseqüéncia, dependendo da ideologia do empresário e da filosofia e política adotadas pela empresa, ela privilegiará uma destas categorias, que se constituirá no motivo principal de sua existência. Com relação às outras, a atenção será unicamente a necessária para manter a sua contribuição empresa. Com base em tal aspecto, procurar-se-á observar o grau de atenção dispensada às diversas categorias. â 2.
OBJETIVOS
1.
INTRODUÇÃO
A responsabilidade social abrange todo o espectro da administração, incluindo o governo, universidades, hospitais, entidades de classe, associações religiosas, enfim, as organizações em geral. No entanto, os termos responsabilidade social da administração tomam-se sempre sinônimos de responsabilidade social das empresas, até mesmo porque a administração tem amplo controle sobre o comportamento das mesmas. Por este motivo, o