Geometria descritiva
Uma reta é paralela a um plano quando não está contida no plano e é paralela a uma reta desse plano.
As retas de perfil paralelas aos planos bissetores β1,3 ou β2,4, fazem ângulos de 45ᵒ com os planos de projeção;
As projeções das retas oblíquas paralelas ao β1,3 fazem ângulos iguais com o eixo x e com abertura para o mesmo lado; as projeções das retas oblíquas paralelas ao β2,4 são paralelas entre si.
Um plano é paralelo a uma reta quando não contém essa reta e contém uma reta paralela à reta dada.
Dois planos são paralelos entre si quando um dos planos contém duas retas concorrentes que são paralelas a duas retas concorrentes do outro plano.
Planos paralelos têm os seus traços homónimos paralelos entre si; no caso de planos de rampa, o paralelismo entre os planos pode ser verificado recorrendo à representação tetraédrica.
Planos paralelos ao β1,3 ou ao β2,4 são planos de rampa que fazem diedros de 45ᵒ com os planos de projeção.
No plano do desenho, os traços horizontais e frontal de um plano paralelo ao β1,3, são coincidentes e os traços horizontal e frontal de um plano paralelo ao β2,4 são simétricos em relação ao eixo x.
Perpendicularidade de Retas e Planos
Duas retas perpendiculares ou ortogonais entre si projetam-se em ângulo reto num plano de projeção desde que, pelo menos, uma das retas seja paralela ou pertença a este plano (Teorema das três perpendicularidades).
Uma reta é perpendicular a um plano quando é perpendicular ou ortogonal a duas retas concorrentes desde plano. Uma reta perpendicular a um plano tem as duas projeções perpendiculares aos traços homónimos do plano.
As retas perpendiculares aos planos bissetores, ao β1,3 ou β2,4, são retas de perfil que fazem ângulos de 45ᵒ com os planos de projeção.
Um plano é perpendicular a uma reta quando contém duas retas perpendiculares à reta dada. Um plano perpendicular a uma reta tem os seus traços perpendiculares às projeções homónimas da reta.
Qualquer