O Mal existe ou não ?
Essa questão colocada para nosso estudo , é uma questão que envolve uma variedade razoável de argumentos e pensamentos que parecem trazer conflitos entre si ... mas se analisados e vistos por diferentes pontos de vista , trazem à tona uma conclusão lógica e clara sobre o assunto .
Mas para que cheguemos a uma conclusão sobre o tema , temos que percorrer essas afirmações com sabedoria e dispostos a aceitar as "lógicas" que são inerentes ao seres Humanos , mas também aceitar que existe uma " Lógica Divina" que nem sempre nos é fácil para entender e por muitas vezes aceitar.
Para iniciar a linha de pensamento que vou seguir , cito Epicuro um filósofo grego que teve contato com Paulo.
Epicuro propôs um trilema sobre Deus , que ficou conhecido como o Trilema de Epicuro
( Trilema pois se baseia em 3 afirmações ..... normalmente temos mais contato com Dilemas .... que são fundamentados em 2 afirmações ou opções )
Trilema de Epicuro
1- Deus é todo poderoso
2- Deus é Amor
3- Mas o Mal existe
Se Deus é todo poderoso .... então porque Ele deixa o Mal existir ?
... então ele não é todo poderoso !
Se Deus é Amor .... então porque Ele deixa o Mal existir ?
... então Ele não é só Amor !
O Mal existe por nosso livre arbítrio !
Nós diríamos que o Mal existe por nosso livre arbítrio ( que é um pensamento ou atitude de um adulto ou senão pelo menos de alguém que já desenvolveu a capacidade de tomar atitudes por conta própria ) .... mas isso nos leva a um pensamento : E uma criança ? Ela escolheu sofrer ? .... Mas deve-se notar , que no caso , nós estamos citando a criança não como agente da ação de sofrer ..... mas sim como objeto que sofre a ação do sofrimento .... ela não é causadora do sofrimento ... mas sim o " alvo " desse sofrimento. Ou seja , ela não escolheu sofrer .... o sofrimento dela tem outra razão para existir .... e é essa razão que espero esclarecer até o fim desse estudo.
Sofrer não é uma ação .... é um efeito , uma