Geometria descritiva
Um plano pode ser definido por três pontos não colineares, por um ponto e uma reta que não contenha esse ponto, por duas retas concorrentes e por duas retas paralelas.
[pic] [pic]
[pic] [pic]
Traço de um plano é a interseção desse plano com os planos de projeção. Considerando um plano α, a interseção desse plano é dada por uma reta sendo representada por α π, a interseção com o plano horizontal de projeção, e α π’ a interseção com o plano vertical de projeção. Em Épura, as projeções dos traços representam o plano.
[pic] [pic] Os planos são classificados conforme a sua posição em relação aos planos de projeção.
Plano Horizontal
É o plano paralelo ao plano horizontal de projeções. Em Épura, seu único traço (vertical) é paralelo à linha de terra.
[pic] [pic]
Plano Frontal
É o plano paralelo ao plano vertical de projeções. Em Épura, seu único traço (horizontal) é paralelo à linha de terra.
[pic] [pic]
Plano de Topo
É o plano perpendicular ao plano vertical de projeções e oblíquo ao plano horizontal de projeções. Em Épura, seu traço horizontal é perpendicular à linha de terra e o traço vertical é oblíquo a esta linha.
[pic] [pic]
Plano Vertical
É o plano perpendicular ao plano horizontal de projeções e oblíquo ao plano vertical de projeções. Em épura seu traço vertical é perpendicular à linha de terra e o traço horizontal é oblíquo a esta linha.
[pic] [pic]
Plano Paralelo a Linha de Terra
É o plano paralelo à linha de terra e oblíquo aos dois planos de projeções.
Em épura seus dois traços são paralelos à linha de terra.
[pic] [pic]
Plano que contem a linha de terra
Plano que contem a linha de terra é oblíquo aos dois planos de projeções. Para a definição dos traços (coincidentes com a linha de terra), é necessária a definição de um ponto qualquer do