Administração mercadologica
Durante a vida do produto, uma empresa normalmente reformulará a sua estratégia de marketing diversas vezes, não apenas em função das mudanças das condições econômicas e de novos lançamentos imprevistos realizados pelos concorrentes. Além disso, o produto passa por novas fases de interesse e de exigências do comprador.
Conseqüentemente, uma empresa deve planear sucessivas estratégias adequadas a cada fase do ciclo de vida do produto. A empresa espera estender a vida e a rentabilidade do produto, mesmo sabendo que ele um dia se extinguirá.
2. CICLO DE VIDA DO PRODUTO – DESENVOLVIMENTO, POSICIONAMENTO DE DIFERENCIAÇÃO
Qualquer coisa que possa ser expressa em valor monetário, como uma ideia, é considerado um produto. Um produto continuara vivo no mercado desde que esteja atendendo as necessidades impostas pelos consumidores, sendo elas facilmente perceptíveis ou não tão claras, mas que delimitam dentro de um grupo ou estilo de vida.
O conceito de vida do produto surge uma vez que o mercado, os consumidores e os concorrentes estão em constante mudança, exigindo estratégia de posicionamento e diferenciação das empresas para garantir seu sucesso através do gerenciamento do volume de investimento em cada etapa do ciclo de vida.
Criar e desenvolver novos produtos pode alavancar o futuro de uma empresa, os clientes querem novidades, o os concorrentes estão sempre buscando oferece-las. Sabemos que muitas novidades acabam fracassando, mas as empresas podem melhorar suas chances de sucesso criando produtos inovadores com uma alta vantagem.
Kotler (2005), utiliza o conceito de que a curva do CVP é dividida em quatro estágios:
• Desenvolvimento de produto ou introdução ou lançamento do produto: período de baixo crescimento das vendas e alto custo de produção associado, já que o volume de produção/vendas não permite economia de escala. Nesta fase, o produto requer altos investimentos em tecnologia, propaganda, distribuição e embalagem/design. O