Geometria analitica
Definição- Conceitualmente podemos definir ISOMERIA como o fenômeno em que substâncias orgânicas diferentes apresentam a mesma formula molecular (bruta). Ou seja, dois ou mais compostos apresentam mesma fórmula molecular mas com propriedades diferentes em virtude da disposição diferente dos átomos na molécula.
A isomeria está dividida de acordo as diferenças entre os isômeros, ou seja, se os dois isômeros diferem na sua fórmula estrutural plana, trata-se de um caso de ISOMERIA PLANA OU ESTRUTURAL. No entanto, se a diferença for na disposição espacial de seus átomos (fórmula espacial), temos um caso de ISOMERIA ESPACIAL.
ISOMERIA PLANA OU ESTRUTURAL.
Também chamados de isômeros constitucionais, diferem por que seus átomos estão conectados em uma ordem diferente. Em outras palavras são isômeros que diferem em suas fórmulas estruturais plana.
A isomeria plana é dividida em: função, cadeia, posição, metameria e tautomeria.
ISOMERIA DE FUNÇÃO: É aquela em que os isômeros pertencem a funções orgânicas diferentes.
Ex. C4H8O:
[pic]
C3H6O:
[pic]ISOMERIA DE CADEIA OU NÚCLEO: É aquela em que os isômeros pertencem à mesma função orgânica, porém apresentam diferentes tipos de cadeia.
Ex. C4H10:
[pic]
ISOMERIA DE POSIÇÃO: É aquela em que os isômeros pertencem à mesma função o mesmo tipo de cadeia, porém diferem na posição de uma insaturação, ou de um grupo funcional, ou deu uma ramificação.
Ex. C4H8:
CH2 = CH – CH2 – CH3 e CH3 – CH = CH - CH3
C3H8O:
[pic]
METAMERIA OU ISOMERIA DE COMPENSAÇÃO: É aquela em que os isômeros pertencem a mesma função orgânica, apresentando heteroátomo e se diferenciam pela localização desse heteroátomo na cadeia.
Ex. C4H10O:
[pic]
Outros exemplos de metameria são entre as aminas ou entre as amidas