geologia do brasil
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO – CDTEC
CURSO DE ENGENHARIA GEOLÓGICA
DISCILPLINA DE GEOLOGIA DO BRASIL
PROVÍNCIA DO TOCANTIS
RESUMO GERAL
Pelotas
2013
1. INTRODUÇÃO
A Província Tocantins é uma mega-entidade litotectônica, situada na região central do Brasil, erigida entre os Crátons Amazônico e São Francisco-Congo (Almeida et al., 1981) no ciclo orogenético Pan-Africano/Brasiliano, durante o Neoproterozóico, ocasião em que supercontinente do Gondwana uniu-se. Este supercontinente se fragmentaria novamente, a partir do Paleozóico-Mesozóico, resultando na abertura dos oceanos Atlântico e Índico atualmente conhecidos e na individualização dos atuais continentes da América do Sul, África e Antártida, no subcontinente da Austrália e na formação do bloco continental da Índia.
A Província Tocantins foi constituída durante a Orogênese Brasiliana Neoproterozóica como o resultado de uma convergência de três blocos continentais representados pelos Crátons Amazônico, São Francisco/Congo e Paranapanema, este último se encontra atualmente sob a Bacia do Paraná. A Faixa Brasília, que é a principal unidade desta província, ocupa uma área alongada Norte-Sul, e está dividida em Arco Magmático de Goiás, Maciço de Goiás e o cinturão de dobras e empurrões de antepaís.
A província Tocantins tem como embasamento os terrenos arqueanos e paleoproterozóicos, retrabalhados durante o Ciclo Brasiliano. A partir desta proposta, a Província Tocantins foi compartimentada na seguintes unidades tectônicas: Zona Cratônica, Faixa Brasília, Maciço de Goiás, Arco Magmático do Oeste de Goiás e Faixa Paraguai–Araguaia.
Para este trabalho, de acordo com as informações geológicas, geocronológicas e gravimétricas disponíveis, são caracterizados para a Província Tocantins os Terrenos Granito-Greenstone Arqueanos e Domos TTG, o Domínio Porto Nacional–Nova Crixás, a Faixa Móvel Paleoproterozóica