Estruturas geologia do brasil
Chamamos de estrutura geológica as rochas que compõem um determinado local e podem ser dispostas em diferentes camadas, ser de diferentes tipos, idades e originadas por distintos processos naturais. A importância da estrutura geológica depende das riquezas minerais a ela associadas e do seu papel na constituição do relevo e do solo do local.
O ponto de partida para compreender a estrutura geológica de um lugar é saber quais são os tipos de rochas predominantes. Dependendo do tipo de rocha, podemos reconhecer três tipos principais de estruturas geológicas:
*Escudos cristalinos ou maciços antigos: compostos de rochas cristalinas (ígneas, ou magmáticas, e metamórficas), são estruturas bastante resistentes e rígidas. De idades geológicas bem antigas (das eras Pré-Cambriana e Paleozoica), originam relevos planálticos e, eventualmente, algumas depressões (isto é, áreas rebaixadas).
*Bacias sedimentares: mais recentes que os escudos, datam das eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Constituídas por detritos acumulados e compostas de rochas sedimentares, originam planícies, planaltos sedimentares e depressões.
*Dobramento modernos: áreas que sofreram grandes dobramentos (elevações do terreno) em consequência de pressões originadas no interior do planeta, no período Terciário (era Cenozoica), e que formam relevo montanhosos jovens ou terciárias (Alpes, Andes, Himalaia, Rochosas e outras).
Aestrutura geológica do relevo brasileiro é constituída por escudos cristalinos, que abrangem pouco mais de um terço (36%) do território nacional, e por bacias sedimentares, que ocupam cerca de dois terços (64%). Não existem dobramentos modernos no Brasil.
Como o território brasileiro é predominantemente tropical, com elevadas temperaturas, chuvas normalmente