Rpg em atletas de alto rendimento – caso clínico
Centro de Ciências Humanas Literatura e Arte
Departamento de Psicologia
Psicologia Aplicada à Fisioterapia
Adriele Lins Silva
Bruno Rangel Linhares dos Santos
Edisuelen Priscila de Souza Torquato
Élida Rayanne Viana Pinheiro Galvão
RPG em atletas de alto rendimento – Caso Clínico
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia Aplicada à Fisioterapia como requisito parcial de avaliação .
Natal, 2009
1. INTRODUÇÃO
O trabalho que se segue busca colocar em evidência os princípios básicos da motivação e da emoção no tratamento fisioterapêutico de um caso clínico apresentado. Sendo a motivação uma característica interna, porém fortemente influenciada por fatores externos, incluindo as emoções, esta deve ser uma prática sempre presente em atividades reabilitadoras, sabendo que a fisioterapia não se trata apenas de submeter à pessoa a um tratamento físico, mas de ensiná-lo a construir uma habilidade. Desenvolver uma conduta de aprendizagem para o paciente se faz necessário, uma vez que o próprio paciente aprende que o tratamento é importante através das respostas obtidas.
2.0- DESENVOLVIMENTO
2.1- RPG em atletas de alto rendimento – Caso Clínico
• Paciente: SS, trinta anos, atleta profissional de Triathlon há nove anos, intensificando seus treinamentos neste esporte nos últimos cinco anos, tendo como origem esportiva à natação onde competia o estilo livre em provas de fundo, e nado de peito.
Obs: foi citada sua origem esportiva na natação, pois tem grande importância nas alterações morfológicas hoje presentes na atleta, como disposição de MMII e principalmente da pelve.
• Início do problema: após acidente de bicicleta durante treino, sofreu fratura de bordo medial da escápula esquerda, permanecendo imobilizada por longo período; na época foi tratada com fisioterapia tradicional.
• Quadro Clínico: Início do quadro durante seus