Educaçao ambiental
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
MARCIO LUIZ GOMES ALVES
educaçao ambiental
Educação ambiental, um mundo possível numa civilização
Pitanga PR
2012
1. INTRODUÇÃO
A educação ambiental tem na sua essência, atingir de forma cultural, as pessoas, empresas, escolas, indústrias, enfim toda uma sociedade de que é possível um mundo com ações de uma civilização compatível com a natureza.
Através da educação ambiental, atingir a sociedade, criando movimentos em prol da sustentabilidade, do consumo consciente, percebendo que pequenas atitudes geram grandes mudanças, partindo de cada cidadão a boa vontade, de forma natural, a preservação do nosso planeta terra. A relação homen-natureza, o modo de vida, suas ações refletem tanto positivo como de forma negativa,assim como observamos atos, ações de pessoas que desrespeitam o meio ambiente, atitudes que um cidadão conscientizado através da educação ambiental não cometeria, ao simples fato de descartar lixos em locais não apropriados. A noção de que as mudanças vêm do individual, mesmo que pequenas atitudes, mas elas ajudam a divulgar o conceito de sustentabilidade, de preservação e de educação com o meio em que vivem.
A noção de sustentabilidade implica, portanto, uma inter-relação necessária de justiça social, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e a ruptura com o atual padrão de desenvolvimento ( Jacobi, 1997 ).
2. DESENVOLVIMENTO
A educação ambiental hoje em dia tem se tornado cada vez mais freqüentes em projetos escolares, na transformação dos estudantes, tornando estes co-responsáveis para a sustentabilidade ambiental.
Mais uma ferramenta de mediação necessária entre culturas, comportamentos diferenciados e interesses de grupos sociais para a construção das transformações desejadas (