Geologia do Brasil 1
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - (FEAR)
CURSO – ENGENHARIA CIVIL
GEOLOGIA DO BRASIL
Disciplina: Geotecnia I
Professor: Marcio Felipe Floss
Acadêmicos: Luiz Henrique Andrighe.
Passo Fundo, Setembro de 2012.
Geologia do Brasil
O território do Brasil foi palco de múltiplos processos geológicos que deram origem a uma grande variedade de rochas, cuja distribuição geográfica é complexa e determinante na história da ocupação e desenvolvimento do País.
Sob o ponto de vista da Geologia de Engenharia, a implantação de obras exige a solução de problemas específicos, conforme o tipo de obra e as características geotécnicas do sítio do empreendimento, condicionadas pela geologia.
Existem relações muito evidentes entre geologia do território brasileiro e problemas de Geologia de Engenharia como, por exemplo, as erosões urbanas nos solos arenosos das formações sedimentares e os escorregamentos em encostas íngremes dos terrenos pré-cambrianos. Ou com as obras de engenharia de grande porte, como os aproveitamentos hidrelétricos das bacias paleozóicas que, por exemplo, na Bacia do Paraná multiplicam o número de casos de fundações basálticas de estruturas de concreto, do tipo gravidade, complementadas por obras de terra, construídas a partir de solos oriundos das formações sedimentares.
Evolução Tectônica da Plataforma Brasileira
A distribuição geográfica dos diferentes tipos de rochas no território brasileiro é conseqüência de processos tectônicos que agiram na crosta terrestre, desde os primórdios da história geológica da Terra, até o presente.
1 – A terra em transformação
A evolução tectônica pode, assim, ser vislumbrada como tendo se iniciado com a consolidação de antigas massas ou núcleos crustais, que foram se aglutinando através de sucessivas colisões, de modo a conformar um único megacontinente ainda no Arqueano, há cerca de 2 bilhões de anos.
Os antigos núcleos ou placas, aglutinados pelos processos mencionados,