artigo cientifico aline Reparado
Aline Fernanda de Souza – alinefernandadesouza@hotmail.com
Avenida dos Migrantes, nº193, Setor Industrial, Terra Nova do Norte-MT.
Gestão de Pessoas – UNOPAR – Universidade Norte do Paraná
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar e refletir sobre a qualidade de vida nas organizações e a motivação dos colaboradores, visando abordar alguns fatores de motivação que interagem com os mesmos, associando com a qualidade de vida dos funcionários.
O programa de qualidade de vida no trabalho tem como prioridade dois aspectos importantes que é o bem estar do trabalhador e a eficácia organizacional. Podendo assim beneficiar o colaborador fazendo com que ele desempenhe suas tarefas com maior êxito.
Também analisa a contribuição dada por alguns pesquisadores nesse campo de estudo e identifica as suas dimensões. Além disso, avalia as dificuldades e obstáculos enfrentados para a adequada implementação de programas de QVT.
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho, Motivação, Autorrealização humana.
1 Introdução
A qualidade de vida é a busca dos processos de trabalho, que são desenvolvidos para melhorar o potencial humano, tanto individual, quanto em equipe, assim a qualidade de vida inserida no contexto organizacional auxilia no repensar continuo da empresa.
A qualidade de vida é estar saudável, desde a saúde física, cultural, espiritual até a saúde profissional, intelectual e social. Por isso as empresas que desejarem estar entre as melhores no mercado, deverão investir nas pessoas, respeitar o trabalhador como ser humano para que cada vez que ele entrar na empresa se cinta como um ser integrado e indivisível, com o direito a todos os sonhos de autoestima e autorrealização.
2 qualidade de vida nas organizações
O conceito de qualidade de vida no trabalho (QVT) é fruto do estudo de vários autores que mais tarde viriam embasar a criação da Escola das Relações Humanas. Começa a ser utilizado nos anos 20, á partir