geolinguistica
CENTRO DE HUMANIDADES- CH/ CURSO DE LETRAS- PORTUGUÊS/ ESPANHOL
DISCIPLINA: TEORIAS LINGUÍSTICAS
HORÁRIO: 24CD
ALUNA: ILDEONI CLÉVIA LOPES DANTAS
PROFESSOR: BOSCO LUNA
ASSUNTO: GEOLINGUÍSTICA/ DIALETOLOGIA
GEOLINGUÍSTICA é o estudo de todas as variações ligadas à implantação, ao mesmo tempo social e espacial, dos usuários da linguagem.
Parafraseando Coseriu (1987, p. 22), é através do estudo da língua que mais nitidamente se observam os fatores sócio-geográficos acumulados de uma sociedade no transcorrer da história, atuando e modificando os falares de seus indivíduos. Neste aspecto, várias são as subáreas da Lingüística (Dialetologia, Sociolingüística, Lexicologia, Lexicografia, Lingüística Histórica) que se preocupam com a língua e suas mudanças e cada uma estabelece seus critérios particulares de análise. Mas cabe à Dialetologia buscar os fatos lingüísticos em seu contexto mais puro e original, coletados diretamente do responsável por modificar ou manter a língua: o falante. Não poderia ser diferente, uma vez que é na fala que mais nitidamente se refletem os fenômenos sócio-históricos ocorridos em determinadas comunidades lingüísticas.
COSERIU, Eugênio. O homem e sua linguagem. 2ª edição. Coleção Linguagem 16. Rio de Janeiro: Presença, 1987.
As principais tarefas da geolingüística são:
A identificação e descrição de áreas lingüísticas (domínios lingüísticos, áreas dialectais etc.);
A análise das dinâmicas geográficas das suas variações internas, estimar a importância territorial das línguas e das suas variedades em diferentes escalas (local, regional, nacional, continental, mundial); Analisar as dinâmicas territoriais das línguas e das suas variedades (evolução demolingüística, territórios onde são faladas, dinámicas de expansão e retrocesso territorial); Estudar situações de conflito territorial causado pelas diferenças linguísticas;
Conhecer as representações que as pessoas têm dos espaços