resumo do projeto ALIB
Resumo
Através deste artigo podemos conhecer um pouco sobre o projeto ALiB –Atlas Linguístico do Brasil- vendo como foi idealizado a partir de 1922, com a publicação do livro O linguajar Carioca de Antenor Nascentes, com a publicação do livro Antenor Nascentes propõe uma de divisão dialetal do Brasil, uma divisão do Brasil em áreas linguísticas, e como vem sendo trabalhado ao longo dos anos. A pesquisa tem-se desenvolvido em três etapas, cada uma focalizando uma variedade do português popular. Numa primeira etapa focalizou as comunidades rurais afro-brasileiras isoladas, numa segunda o português popular do interior e numa terceira focaliza o português popular da cidade de Salvador, para escrutinar os processos de variação e mudança fundamenta-se nos princípios gerais da Geolinguística contemporânea priorizando a variação espacial ou diatópica.
Projeto Atlas Linguístico do Brasil
Introdução
Antenor Nascentes e a divisão dialetal do Brasil
Suzana Alice Marcelino Cardoso
Em 1922, ao publicar O linguajar carioca em 1922, Antenor Nascentes refere-se, citando Serafim da Silva Neto (Introdução ao estudo da língua portuguesa no Brasil), à grande dificuldade que se apresentava para a divisão do Brasil em áreas linguísticas: “a falta de determinação de isoglossas”.
Examina Nascentes as propostas de divisão dialetal do Brasil existentes, mencionando as que apresentam Júlio Ribeiro e Rodolfo Garcia. Depois disso, propõe uma divisão do Brasil em áreas linguísticas, na primeira edição do seu livro sobre o linguajar carioca (1922). Mais adiante, ao publicar a segunda edição desse livro declara que “Quando fiz aquela divisão, havia percorrido pequena parte do nosso território” (1953, p. 23), acrescentando, mais adiante, à página 24, que "Hoje que já realizei o meu ardente desejo de percorrer todo o Brasil, do Oiapoc ao Xuí, de Recife a Cuiabá, fiz nova divisão que não considero nem posso considerar definitiva, mas sim um tanto