Geografia
Proposta de Trabalho
História A
17 de março 2015
Trabalho Elaborado Por:
Fabiana Pereira Nº 12 10ºH
Introdução
Foi-me solicitado, fazer um trabalho no âmbito da disciplina de História A e tem como principal objetivo aprofundar os nossos conhecimentos acerca do Porto Medieval e a Idade Média. Este trabalho encontra-se organizado em duas partes. Deste modo, na primeira parte irei abordar o tema Porto Medieval e na segunda parte optei por falar sobre um tema á nossa que esteja relacionado com a Idade Média e que optei por escolher A Arte Gótica.
Tema I – Porto Medieval
O condado, cujo nome deriva do topónimo Portucale, nasceu de uma dádiva do rei Afonso VI à sua filha D. Teresa e a D. Henrique de Borgonha.
A cidade do Porto era o morro da Sé. A Rua das Aldas ou a Rua da Penaventosa datam desta altura. O morro era rodeado por muralhas.
Por iniciativa de D. Teresa, em 1120, é concedido ao bispo D. Hugo um vasto território. O prelado, volvidos três anos, dá a carta de foral aos moradores. O foral era bastante generoso, o que contribuiu para o rápido desenvolvimento do território. As muralhas foram rapidamente extravasadas em todas as direções.
O Porto era no século XII uma cidade episcopal, em torno duma catedral que então se começava a construir.
Em seu redor, um conjunto de ruas, vielas, pequenos largos e becos ocupavam a plataforma superior da Pena Ventosa e daí partiam novas artérias para ligar novas zonas habitadas.
O desenvolvimento urbano da cidade e de forma especial, desta zona da cidade, dá-se de forma consistente a partir do séc. XI e continuada até meados do séc. XIV. Foi neste período que se traçaram e delinearam as ruas e os espaços construídos cuja estrutura permanece até ao presente.
É a Sé o centro desse dinamismo urbano.
Em termos defensivos, no século XII, sobre as fundações de muros anteriores, hoje identifica dos como de origem