Pa Uniceub
RAFAELLA FERNANDA COSTA BUTRAGO
PAVILHÃO ALEMÃO NA FEIRA UNIVERSAL DE BARCELONA
Brasília – DF 19/03/2015 Ludwig Mies Van de Rohe:
Nascido em Aachen na Alemanha, em 1886, este arquiteto influenciou a arquitetura moderna e marcou o século XX impressionando o público com seus arranha-céus de vidro e desenvolvendo em seus desenhos as linhas puras, onde se unem sempre na perpendicular, fazendo com que o público percorra os detalhes com os olhos e dando a impressão de movimento ao projeto.
Em 1919 Mies Van de Rohe e Walter Gropius criou a Bahaus, uma escola de arte sem separação de gêneros, onde haviam o objetivo de quebrar as barreiras dentro deste conceito da arte e criar novos artesãos, escultores, arquitetos e pintores, com o intuito de desenvolver novos produtos industriais.
Em sua época foi rejeitado por não seguir o espírito nacionalista da Alemanha, que já estava dominada por nazistas. O arquiteto em 1937 deixou seu país de origem e seguiu para os EUA (Estados Unidos da América) e somente com essa mudança que Mies Van de Rohe foi conhecido como o pioneiro da arquitetura moderna, tendo novas condições de expressar suas ideias.
O arquiteto foi influenciado pelo Expressionismo, Suprematismo e Construtivismo russo, porém o estilo de Mies era definido por ele mesmo como “pele e osso”, onde se caracteriza em uma técnica perfeita em preceitos minimalistas, abordagem racional e “limpeza” da forma. O vidro é um elemento marcante nas obras de Mies, um bom exemplo de suas criações com este material é a casa Farnsworth, conhecida mundialmente como “ A casa de vidro”, localizada nos EUA. A casa traz todo o conceito de linhas mínimas e a sensação de que sua estrutura flutua,