Geografia
Automação: aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão de obra em qualquer processo.
Centro administrativo: é um complexo publico no qual está localizada parte considerável das secretarias e órgãos de empresas e estados.
Centro econômico: é um distrito urbano que funciona como principal polo financeiro de uma cidade.
Centro político: localidade onde todas as decisões políticas são decididas.
Cidade média : cidades que abrigam de 100 mil a 300 mil habitantes onde já abrigam empresas e serviços de alto padrão e sofisticação.
Condomínio: conjunto de propriedades ou imóveis de vários domínios.
Conurbação: processo urbano que acontece a partir da união de duas ou mais cidades ou municípios constituindo uma única "malha" urbana.
Crescimento espontâneo: é o resultado das cidades que cresceram sem qualquer plano prévio de urbanização e são caracterizadas por exemplo por ruas estreita e tortuosas.
Desmetropolização: fenômeno recente que consiste na fuga de pessoas e empresas dos grandes centros inchados e saturados para cidades de pequeno e médio porte.
Especulação imobiliária: distribuição coletiva dos custos de melhoria das localizações ,ao mesmo tempo em que há uma apropriação privada dos lucros proveniente dessas melhorias.
Favela: é um assentamento urbano informal densamente povoado caracterizado por moradias precárias e miséria.
Inchaço urbano: reflexo do crescimento desordenado nas cidades, que em contra partida está associado aos problemas sociais e de infraestrutura.
Industrialização: processo de desenvolvimento industrial em uma determinada localidade,cujo principal interesse é a substituição do modo de produção para maximização dos lucros.
Informatização: organizar serviços a partir da informática, ou seja, através da utilização do computador.
Loteamento: forma de parcelamento do solo urbano,fracionando-o em porções menores,com o objetivo de alienar ao público as partes.
Macrocefalia urbana: quando ocorre um